quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

COMO PROGRAMAR UMA REUNIÃO DO ARRAIAL.


A Reunião do ARRAIAL


Uma reunião normal do ARRAIAL deve ter todo um planejamento, a fim de que possa atingir os objetivos que estipulamos. Para tanto devemos seguir algumas dicas:

Antes:

- Reunir todos os Líderes de Mil e Cem para elaborar a reunião, definindo qual será o objetivo da mesma.
- Elaborar um programa de atividades que possa ser realizado na sede da Igreja ou próximo a esta;
- Contactar o palestrante (se for o caso) e questiona-lo sobre a necessidade de algum material específico para a instrução, incluindo recursos audiovisuais e eventuais materiais para um jogo técnico;
- Reunir todo o material a ser utilizado na reunião: material de jogos, material de Instrução (adestramento), bandeira, adriça, etc;
- No dia da reunião, chegar na IGREJA com antecedência, de posse de todos os materiais que o PROJETO não possui e que serão utilizados na reunião, e se dirigir ao almoxarifado para separar o material necessário para a atividade. Nesse momento, podem acontecer surpresas, com os LÍDERES de outro Arraial querer utilizar o mesmo material que a sua. Aí terá que haver uma negociação para conciliar o uso ou alguém abrirá mão de sua atividade ou até, improvisará algum material;
- Montar os jogos e atividades, mantendo constante vigilância para que não sejam “destruídos” por alguém, nem causem dano a ninguém. Evitar locais de passagens de pessoas e de veículos;
- Tomar as demais providências que se fizerem necessárias (montar adriça e bandeira, ter em mãos os certificados e lenços de promessa, etc.).




Durante:

- Utilizar o apito para chamar as Tribos e para controlar os jogos, no caso dos lobos o chamado da alcatéia;
- Explicar com clareza os jogos e fazer um ensaio do mesmo para que todos fixem como ele vai funcionar;
- Demarque bem os limites do jogo a fim de evitar confusões;
- Seja justo e imparcial na arbitragem, coibindo atos desonestos;
- Ao término do jogo anunciar a  Tribo vencedora;
- Ter sempre o material à mão, evitando improvisações;
- Evitar a ociosidade, chamando as Tribos logo após o término de cada atividade. Em caso de reunião em dias muito quentes, pode-se fazer paradas para beber água;
- No caso de utilizar materiais perigosos nos jogos e atividades, manter sempre a atenção para evitar acidentes;

Após:

- Limpar e/ou guardar todo o material utilizado;
- aproveitar o tempo para atender os Valentes (etapas de classe, de especialidades, etc.);
- Realizar a Assembléia de Tribo (caso esteja prevista);
- Anexar a cópia da programação realizada ao arquivo do Arraial. Neste momento os  Líderes de Cem podem fazer uma avaliação da programação realizada, listando os pontos positivos e negativos, ocorrências e sugestões. Esses dados podem ser lançados numa ficha de jogos;
- Verificar a ficha de freqüência do Arraial, consignando, aos participantes da reunião, a etapa como realizada (Talentos). Após isso, lançar esses dados no quadro de etapas ou ficha de controle VVD (Vida do Valente de Davi)

O Programa da Reunião


Um programa de reunião deve ter alguns pontos básicos, os quais listarão a seguir:

- Iniciar com a cerimônia de abertura das atividades Esta cerimônia segue um “ritual” chamado: OBIA (para alguns BOIA ou IABO), que se trata de uma sigla: I= Inspeção, B=Bandeira, O=Oração e A=Avisos. A duração dessa atividade variará conforme as cerimônias, passagens e avisos, porém não deverá ultrapassar os 20 minutos, principalmente se houver sol forte;
- A seguir aplica-se um jogo ativo chamado “Quebra Gelo”, o qual deve, realmente, movimentar todos os participantes. Terá a duração de 05 a 10 minutos;
- Instrução (adestramento) aos Líderes de Tribos, normalmente se trata de uma etapa de Talento ou algum outro tema. Caso se opte pela instrução aos Líderes de Tribo, durante esse período a Tribo deverá realizar alguma atividade com os sub-Líder de Tribo, a qual poderá ser uma revisão da instrução dada na reunião anterior, um canção, um jogo rápido, etc. A duração variará de acordo com a complexidade da instrução. Caso se opte por uma instrução por um palestrante, deve-se falar com o mesmo previamente para saber quanto tempo ele necessitará para realizar a instrução. Aproveita-se essa conversa para pedir-lhe que prepare alguma atividade para testar os conhecimentos passados por ele;
- Os Líderes de Tribos agora terão a responsabilidade de repassar o conhecimento à sua Tribo, dentro de um tempo compatível com a complexidade do que lhe foi passado;
- Na seqüência teremos o Jogo Técnico (ou jogo de cobrança, ou educativo, etc.), onde os jovens deverão praticar a habilidade aprendida ou demonstrarão que captaram o conhecimento ensinado. A duração dessa atividade é de aproximadamente 20 minutos;
- Pode-se realizar aqui uma canção ou um jogo calmo, uma vez que já estamos nos aproximando do final da reunião. A duração ficará em torno dos 5 a 10 minutos;
- Finalizando teremos a cerimônia de encerramento da reunião, a qual também terá certo “ritual”, baseado na sigla: IABO (alguns utilizarão outras siglas: BOIA ou IABO, cada qual com a sua justificativa). Aqui também se pode realizar alguma entrega de certificado. A duração dessa atividade é de aproximadamente 15 minutos.

Observações Importantes:

- A estrutura da reunião normal do Arraial é a descrita acima, porém podemos realizar alterações, como a inclusão de canções após o jogo quebra gelo, ou a inclusão de uma conversa com o Líderes de Cem, minutos antes da cerimônia de encerramento da reunião, o chamado “Minuto dos Líderes”
- Um rigor maior deve haver quanto à realização de um jogo técnico após a instrução (adestramento), a fim de que os Valentes tenham a oportunidade de praticar e assimilar o conhecimento passado, contribuindo assim para a sua formação pessoal e cumprindo os propósitos do Projeto Valentes de Davi– Ensinar - Fazendo. Também devemos ter um maior rigor quanto a preparar uma atividade para a Tribo enquanto o Líder de Tribo tem a sua instrução. A atividade pode ser preparada pela Líder de Cem ou pelo próprio sub-Líder de Tribo e terá o objetivo de manter os Valentes ocupados, evitando a ociosidade;
- A intensidade da reunião deve ir caindo à medida que o tempo passa. Assim, devemos aplicar atividades mais vigorosas e agitadas no início e atividades mais calmas próximas ao final da reunião;
- A duração da reunião gira em torno de 3 horas. Apesar de o Processo de Peregrinação estipular um tempo maior, há que se considerar que um tempo maior exigirá também um maior tempo de preparação e de execução da reunião, e, nesse ínterim, poderá ocorrer o desgaste e a monotonia por parte dos Valentes, caso não se programem atividades realmente atrativas;
- A reunião também pode se valer da “Carta Prego”, aonde os Valentes chegam à Igreja, encontram a Carta e partem para a atividade (geralmente fora da Igreja), retornando somente para a cerimônia de encerramento da reunião.
- Instruções (adestramentos) que envolvam temas mais amplos devem ser trabalhados aos poucos, partindo-se sempre do tema mais simples para o mais complexo, podendo abranger várias reuniões;
- Os conjuntos do Processo de Peregrinação devem ser aplicados ao longo do ano, de acordo com o tempo máximo para conclusão do Porcesso mais longa ou qualquer outra etapa que requeira um tempo específico para sua conclusão. Por exemplo: 12 noites de acampamentos em 1 ano, etc – o conjunto deste Processo durará 1 ano, no mínimo. Assim, o Processo Peregrino serão aplicadas em várias reuniões;
- A fim de melhor cumprir o exposto acima, sugerimos que seja feita uma avaliação etapa por etapa, verificando onde cada uma pode ser realizada coletivamente, na :Igreja ou no campo, ou de forma individual por cada Valente;
- A ênfase da reunião deve ser bem variada a fim de que possa agradar a todos. Se abusarmos de jogos vigorosos, agradaremos uma Tribo que possui Valentes mais fortes fisicamente, porém, não agradaremos aquela Tribo formada por Valetnes mais fracos fisicamente, e que têm o seu ponto mais forte a parte intelectual. O contrário também é verdadeiro;
- Evitar jogos violentos e atividades que possam constranger aos Valentes, incluindo-se aí os trotes ou “batizados”.

Anexos

1- Ficha de Programação


ARRAIAL BOM RETIRO


Assembléia de Deus Bom Retiro – Aparecida do Norte - SP

Visto Líder de Cem:

Em:         /          /20
    
Crescimento:____________________
ARRAIAL:____________________

ATIVIDADE NORMAL DIA ____/____/____
Horário
Atividade
Fonte
08:30
I.B.OBIA



























Chefe Responsável

Chefe de Tropa






2- A Carta Prego

Prezado Líder de Tribo

Sua Tribo deverá se dirigir até a _________________ que foi criado pelos participantes de um________________, devendo estar lá até às 15:00 hs.
Lá chegando devem se apresentar ao Líder de Mil e seguir as instruções que este lhes passar.

Tomem cuidado no trajeto e boa atividade


A Líder de Cem



Material idealizado pelo Grupo Escoteiro Ronaldo Dutra 002 AEBP
E modificado pelo Missionário Renê – conforme necessidades do Projeto Valentes de Davi

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