A Reunião do ARRAIAL
Uma reunião normal do ARRAIAL deve ter todo
um planejamento, a fim de que possa atingir os objetivos que estipulamos. Para
tanto devemos seguir algumas dicas:
Antes:
- Reunir
todos os Líderes de Mil e Cem para elaborar a reunião, definindo qual será o
objetivo da mesma.
-
Elaborar um programa de atividades que possa ser realizado na sede da Igreja ou
próximo a esta;
-
Contactar o palestrante (se for o caso) e questiona-lo sobre a necessidade de
algum material específico para a instrução, incluindo recursos audiovisuais e
eventuais materiais para um jogo técnico;
- Reunir
todo o material a ser utilizado na reunião: material de jogos, material de
Instrução (adestramento), bandeira, adriça, etc;
- No dia da reunião, chegar na IGREJA com antecedência,
de posse de todos os materiais que o PROJETO não possui e que serão utilizados
na reunião, e se dirigir ao almoxarifado para separar o material necessário
para a atividade. Nesse momento, podem acontecer surpresas, com os LÍDERES de
outro Arraial querer utilizar o mesmo material que a sua. Aí terá que haver uma
negociação para conciliar o uso ou alguém abrirá mão de sua atividade ou até,
improvisará algum material;
- Montar
os jogos e atividades, mantendo constante vigilância para que não sejam
“destruídos” por alguém, nem causem dano a ninguém. Evitar locais de passagens
de pessoas e de veículos;
- Tomar
as demais providências que se fizerem necessárias (montar adriça e bandeira,
ter em mãos os certificados e lenços de promessa, etc.).
Durante:
-
Utilizar o apito para chamar as Tribos e para controlar os jogos, no caso dos
lobos o chamado da alcatéia;
-
Explicar com clareza os jogos e fazer um ensaio do mesmo para que todos fixem
como ele vai funcionar;
-
Demarque bem os limites do jogo a fim de evitar confusões;
- Seja
justo e imparcial na arbitragem, coibindo atos desonestos;
- Ao
término do jogo anunciar a Tribo vencedora;
- Ter
sempre o material à mão, evitando improvisações;
- Evitar
a ociosidade, chamando as Tribos logo após o término de cada atividade. Em caso
de reunião em dias muito quentes, pode-se fazer paradas para beber água;
- No
caso de utilizar materiais perigosos nos jogos e atividades, manter sempre a
atenção para evitar acidentes;
Após:
- Limpar
e/ou guardar todo o material utilizado;
-
aproveitar o tempo para atender os Valentes (etapas de classe, de
especialidades, etc.);
-
Realizar a Assembléia de Tribo (caso esteja prevista);
- Anexar
a cópia da programação realizada ao arquivo do Arraial. Neste momento os Líderes de Cem podem fazer uma avaliação da
programação realizada, listando os pontos positivos e negativos, ocorrências e
sugestões. Esses dados podem ser lançados numa ficha de jogos;
-
Verificar a ficha de freqüência do Arraial, consignando, aos participantes da
reunião, a etapa como realizada (Talentos). Após isso, lançar esses dados no
quadro de etapas ou ficha de controle VVD (Vida do Valente de Davi)
O Programa da Reunião
Um
programa de reunião deve ter alguns pontos básicos, os quais listarão a seguir:
- Iniciar
com a cerimônia de abertura das atividades Esta cerimônia segue um “ritual”
chamado: OBIA (para alguns
BOIA ou IABO), que se trata de uma sigla: I= Inspeção, B=Bandeira, O=Oração e
A=Avisos. A duração dessa atividade variará conforme as cerimônias, passagens e
avisos, porém não deverá ultrapassar os 20 minutos, principalmente se houver
sol forte;
- A
seguir aplica-se um jogo ativo chamado “Quebra Gelo”, o qual deve, realmente,
movimentar todos os participantes. Terá a duração de 05 a 10 minutos;
- Instrução
(adestramento) aos Líderes de Tribos, normalmente se trata de uma etapa de Talento
ou algum outro tema. Caso se opte pela instrução aos Líderes de Tribo, durante
esse período a Tribo deverá realizar alguma atividade com os sub-Líder de Tribo,
a qual poderá ser uma revisão da instrução dada na reunião anterior, um canção,
um jogo rápido, etc. A duração variará de acordo com a complexidade da
instrução. Caso se opte por uma instrução por um palestrante, deve-se falar com
o mesmo previamente para saber quanto tempo ele necessitará para realizar a
instrução. Aproveita-se essa conversa para pedir-lhe que prepare alguma
atividade para testar os conhecimentos passados por ele;
- Os Líderes
de Tribos agora terão a responsabilidade de repassar o conhecimento à sua Tribo,
dentro de um tempo compatível com a complexidade do que lhe foi passado;
- Na
seqüência teremos o Jogo Técnico (ou jogo de cobrança, ou educativo, etc.),
onde os jovens deverão praticar a habilidade aprendida ou demonstrarão que
captaram o conhecimento ensinado. A duração dessa atividade é de
aproximadamente 20 minutos;
-
Pode-se realizar aqui uma canção ou um jogo calmo, uma vez que já estamos nos
aproximando do final da reunião. A duração ficará em torno dos 5 a 10 minutos;
- Finalizando teremos a cerimônia de
encerramento da reunião, a qual também terá certo “ritual”, baseado na sigla: IABO (alguns utilizarão outras
siglas: BOIA ou IABO, cada qual com a sua justificativa). Aqui também se pode
realizar alguma entrega de certificado. A duração dessa atividade é de
aproximadamente 15 minutos.
Observações
Importantes:
- A
estrutura da reunião normal do Arraial é a descrita acima, porém podemos
realizar alterações, como a inclusão de canções após o jogo quebra gelo, ou a
inclusão de uma conversa com o Líderes de Cem, minutos antes da cerimônia de
encerramento da reunião, o chamado “Minuto
dos Líderes”
- Um
rigor maior deve haver quanto à realização de um jogo técnico após a instrução
(adestramento), a fim de que os Valentes tenham a oportunidade de praticar e
assimilar o conhecimento passado, contribuindo assim para a sua formação
pessoal e cumprindo os propósitos do Projeto Valentes de Davi– Ensinar -
Fazendo. Também devemos ter um maior rigor quanto a preparar uma atividade para
a Tribo enquanto o Líder de Tribo tem a sua instrução. A atividade pode ser
preparada pela Líder de Cem ou pelo próprio sub-Líder de Tribo e terá o
objetivo de manter os Valentes ocupados, evitando a ociosidade;
- A
intensidade da reunião deve ir caindo à medida que o tempo passa. Assim,
devemos aplicar atividades mais vigorosas e agitadas no início e atividades
mais calmas próximas ao final da reunião;
- A
duração da reunião gira em torno de 3 horas. Apesar de o Processo de Peregrinação
estipular um tempo maior, há que se considerar que um tempo maior exigirá
também um maior tempo de preparação e de execução da reunião, e, nesse ínterim,
poderá ocorrer o desgaste e a monotonia por parte dos Valentes, caso não se
programem atividades realmente atrativas;
- A
reunião também pode se valer da “Carta Prego”, aonde os Valentes chegam à
Igreja, encontram a Carta e partem para a atividade (geralmente fora da Igreja),
retornando somente para a cerimônia de encerramento da reunião.
-
Instruções (adestramentos) que envolvam temas mais amplos devem ser trabalhados
aos poucos, partindo-se sempre do tema mais simples para o mais complexo,
podendo abranger várias reuniões;
- Os
conjuntos do Processo de Peregrinação devem ser aplicados ao longo do ano, de
acordo com o tempo máximo para conclusão do Porcesso mais longa ou qualquer
outra etapa que requeira um tempo específico para sua conclusão. Por exemplo:
12 noites de acampamentos em 1 ano, etc – o conjunto deste Processo durará 1
ano, no mínimo. Assim, o Processo Peregrino serão aplicadas em várias reuniões;
- A fim
de melhor cumprir o exposto acima, sugerimos que seja feita uma avaliação etapa
por etapa, verificando onde cada uma pode ser realizada coletivamente, na :Igreja
ou no campo, ou de forma individual por cada Valente;
- A
ênfase da reunião deve ser bem variada a fim de que possa agradar a todos. Se
abusarmos de jogos vigorosos, agradaremos uma Tribo que possui Valentes mais
fortes fisicamente, porém, não agradaremos aquela Tribo formada por Valetnes
mais fracos fisicamente, e que têm o seu ponto mais forte a parte intelectual.
O contrário também é verdadeiro;
- Evitar
jogos violentos e atividades que possam constranger aos Valentes, incluindo-se
aí os trotes ou “batizados”.
Anexos
1- Ficha
de Programação
ARRAIAL BOM RETIRO
Assembléia de Deus Bom
Retiro – Aparecida do Norte - SP
Visto
Líder de Cem:
Em: / /20
Crescimento:____________________
ARRAIAL:____________________
ATIVIDADE
NORMAL DIA ____/____/____
Horário
|
Atividade
|
Fonte
|
08:30
|
I.B.OBIA
|
|
Chefe Responsável
Chefe de Tropa
2- A
Carta Prego
Prezado Líder
de Tribo
Sua Tribo deverá se
dirigir até a _________________ que foi criado pelos participantes de um________________,
devendo estar lá até às 15:00 hs.
Lá chegando devem se apresentar ao Líder de
Mil e seguir as instruções que este lhes passar.
Tomem
cuidado no trajeto e boa atividade
A Líder
de Cem
Material idealizado pelo Grupo Escoteiro Ronaldo Dutra 002 AEBP
E modificado pelo Missionário Renê – conforme necessidades do
Projeto Valentes de Davi
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