quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SEÇÃO GERAL - 1.4 a 1.6


1.4 -  Aliança :

Para os Valentes de Davi propomos uma “Aliança”, pois foi sempre dessa maneira que DEUS se posicionou com os homens, através de uma aliança. No Livro de Tiago nos orienta que:

“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso SIM, SIM, e o vosso NÃO, NÃO, para não cairdes em condenação” – Tiago 5:12”

Mas na Bíblia sempre Deus utilizou a “Aliança” para formalizar um pacto com o homem, vemos no Livro de Gênises:

“6:18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus   filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.”

“9:15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.”

“15:18 Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;”

Sempre lembrando aos Valentes de Davi que DEUS é fiel em cumprir sua parte na Aliança e que devesse pensar bem no ato que será feito.

Elaboramos nossa “Aliança”:

Submeto-me a esta aliança para:

1-Cumprir minhas obrigações para com meu DEUS, pois este é o principal mandamento;

2-Tratar o próximo como quero ser tratado;

3-Ser leal a pátria; e

 4-Cumprir os PRECEITOS do Projeto Valentes de Davi.



1.5 – Preceitos

            Conjunto de mandamentos e normas que gerencia a vida do Valentes de Davi. Foram extraídos das Sagradas Escrituras. Sempre tendo como base um princípio de um determinado versículo.


1-Os Valentes de Davi sempre fala a Verdade.(Provérbios 12:22)

2-Os Valentes de Davi é obediente aos pais no Senhor, porque isto é justo. ( 1º mandamento com promessa - Êxodo 20:12)

3-Os Valentes de Davi sempre pensa no próximo. (Mateus 22:39 ; Tiago 4:17)

4-Os Valentes de Davi não faz acepção de pessoas. (Tiago 2:9)

5-Os Valentes de Davi sempre faz o bem, pois assim e a vontade de DEUS (2Pedro 3:17)

6-Os Valentes de Davi zela por toda a criação. (Provérbio 12:10)

7-Os Valentes de Davi esta sujeito às autoridades superiores, porque não há autoridade que não venha de DEUS. (Romanos 13:1)

8-Os Valentes de Davi confia em DEUS em todas as circunstâncias (Salmo 59:16)

9-Os Valentes de Davi é sempre um mordomo fiel. (Lucas 12:42-44).

10-Os Valentes de Davi sempre aperfeiçoa a santidades no temor de DEUS. (2Cortintios 7:1; Gálatas 5)


Métodos

1.6 -Vamos deixar bem claro, por ser um trabalho com criança iremos utilizar várias ferramentas. A principal seria a Bíblia com algumas estruturas do Antigo Testamento (exemplo: tribos, Líder de Cem ) e ensinamentos do Novo Testamento ( Preceitos e Aliança). Vamos utilizar para as atividades de campo o “Livro Escotismo para Rapazes(LER) – do Escritor e fundador do escotismo –  Lorde Baden-Powell”.  Como material de evangelismo o da Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC), e outros mais, dependendo da atividade que vamos executar. Será umas das leituras obrigatórias o Livro o Peregrino de John Bunyan –versão infantil ( explicações em anexo)

            1.6.1-Veremos algumas publicações e trabalho que sejam voltados para crianças e adolescentes. A fonte sempre será mencionada, e se necessário, consultadas previamente sobre a utilização na integra.
Somando todos materiais,  cinco serão os  momentos essenciais:
a-) Aceitação da Aliança e Preceitos do Projeto Valentes de Davi.
Sistema de Valores e Princípios baseados na Alainça e nos Preceitos, todos membros assumem voluntariamente o compromisso.
b-) Sistema de Tribos:
Os Valentes de Davi são agrupados em pequenos grupos de 6 à 8 membros, para operarem como um pequeno grupo, vivendo e trabalhando juntos, dividindo experiências, em uma forma de democracia e regida pelos Preceitos Nunca se esquecendo do Temor de Deus.

c-) Sistema de Progresso:
O Crisálicas promove ações para que seus membros realizem ações para a auto-progressão, seguindo sempre os Preceitos.

d-). Aprendo no temor de Deus:
Desenvolvimentos de atividades que mostrem a realidade cristã no contexto do dia-a-dia da igreja,  mostrem como sua atitude pode mostrar sua fé e seu temor a Deus.
Aplicar meios para que os membros possam adquirir conhecimento, discernimento e aplique com sabedoria tudo que aprendeu.

e-) Contato com a criação de Deus.
Baseado em 1 Tessalonisensses 5:23  (corpo, alma e espírito):
            “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Criou-se:

Desenvolvimento físico: Deus na sua onipotência, fornece ar puro, espaço para correr, oferecendo oportunidades para promover jogos e testando os limites de resistência.

Desenvolvimento intelectual: Haverá nas atividades oportunidades de explorar, desenvolver os sentidos e as habilidades.

Desenvolvimento espiritual: Conhecendo Deus e fazendo sua vontade, sendo o melhor método e um devocional genuino com a Leitura das Escrituras.