sexta-feira, 16 de novembro de 2012

REGIMENTO GERAL - 1.7 a 1.10


Projeto Valentes de Davi

Definição do Projeto

1.7- A missão do Valentes de Davi como já mencionada, é baseado em varias frentes de trabalho com crianças, sendo assim, contribui para a educação dos mesmos. Utilizando sistema de valores da Aliança e nos Preceitos, tudo baseado nas Escrituras Sagradas, contribuindo assim para construção de um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual, a participação construtiva na sociedade e o alicerçamento de uma Igreja genuína para Jesus.

1.8- O Valentes de Davi se submeterá ao Estatuto da Igreja Nova Vida ou da Instituição que optar em utilizar este sistema. Poderá ser incorporado ao Ministério voltado para Crianças. Assim, zelando pelo bom andamento do Projeto, a manutenção e divulgação da Palavra de Deus. Sempre não se esquecendo do Temor de Deus, pois este é o princípio da sabedoria.

São órgãos do Projeto Valentes de Davi

1.9 - São Lideres no Valentes de Davi (baseado em Êxodo 18- Bíblia a Mensagem):

1.9-1- Liderança Adulta :

a-) Líder Geral – Composta pela diretoria da Igreja ou Instituição que estiver utilizando o Projeto Valentes de Davi e empossada pelos representante legais da Igreja Nova Vida;

b-) Líder de Mil –  Serão responsável pela fração de quatro tribos (32 crianças divididas em quatro tribos). Eles serão responsáveis pelo o trabalho de julgar as tribos no dia a dia, como também coordenar as atividades do Grupo de Cem.

c-) Líder de Cem – Serão responsáveis por uma Tribo específica, a fim de aprimorar e desenvolver atividades técnicas da Tribo. Este órgão tem como função, elaborar e desenvolver  as diversas técnicas aplicada no Projeto, como a do “LER e APEC” ( Art. 1.6)

d-) Assembléia das Tribos – Presidido pelo Líder Geral e assessorado pelos Líderes de Grupos (de Mil ou de Cem), com a função de servir de órgão de consulta e julgamento dos Valentes de Davi. Este órgão elegerá um jovem da Tribo para participar da Assembléia das Tribos

1.9.2 – Liderança Juvenil:

a-) Líder de Tribo – Criança ou adolescente com uma certa experiência e aprovado pela Assembléia das Tribos para conduzir a Tribo nas atividades do Projeto Valentes de Davi.

.Os Valentes de Davi serão divididos da seguinte forma:


1.10 - Crianças de 10 a 15 anos que são organizadas em Tribos ( 8 crianças), que por sua vez,  estará formando o Grupo de Mil ( 4 Tribos);

1.10.1 – As tribos vão ser lideradas por um Líder de Tribo e um Sublider, sendo distribuído aos demais elementos as seguintes funções:

Ø      Cozinheiro;
Ø      Intendente;
Ø      Lenhador;
Ø      Aguardeiro;
Ø      Levita;
Ø      E outros  - caso seja necessário e descrito em documentos das Tribos.


            1.10.2 – O crescimento e evolução das crianças e adolescente no Projeto Valentes de Davi se dará por meio de conquistas de etapas. Sendo:

a-) Aliança – onde o Valentes de Davi vai ser preparado para optar em fazer uma Aliança do Deus .

b-) Moço – Logo após a Aliança o Valentes de Davi estará preparado a seguir um caminho de dedicação e servir a Deus com todo seu ser (corpo, alma e espírito). A etapas serão bem definidas com o contexto de seu crescimento mental, físico e espiritual. Servo que cuidada dos afazeres do seu Senhor

c-) Escudeiro – último estágio do Valentes de Davi na faixa etária de 10 a 15 anos. Servo responsável em cuidar das armas de seu Senhor.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SEÇÃO GERAL - 1.4 a 1.6


1.4 -  Aliança :

Para os Valentes de Davi propomos uma “Aliança”, pois foi sempre dessa maneira que DEUS se posicionou com os homens, através de uma aliança. No Livro de Tiago nos orienta que:

“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso SIM, SIM, e o vosso NÃO, NÃO, para não cairdes em condenação” – Tiago 5:12”

Mas na Bíblia sempre Deus utilizou a “Aliança” para formalizar um pacto com o homem, vemos no Livro de Gênises:

“6:18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus   filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.”

“9:15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.”

“15:18 Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;”

Sempre lembrando aos Valentes de Davi que DEUS é fiel em cumprir sua parte na Aliança e que devesse pensar bem no ato que será feito.

Elaboramos nossa “Aliança”:

Submeto-me a esta aliança para:

1-Cumprir minhas obrigações para com meu DEUS, pois este é o principal mandamento;

2-Tratar o próximo como quero ser tratado;

3-Ser leal a pátria; e

 4-Cumprir os PRECEITOS do Projeto Valentes de Davi.



1.5 – Preceitos

            Conjunto de mandamentos e normas que gerencia a vida do Valentes de Davi. Foram extraídos das Sagradas Escrituras. Sempre tendo como base um princípio de um determinado versículo.


1-Os Valentes de Davi sempre fala a Verdade.(Provérbios 12:22)

2-Os Valentes de Davi é obediente aos pais no Senhor, porque isto é justo. ( 1º mandamento com promessa - Êxodo 20:12)

3-Os Valentes de Davi sempre pensa no próximo. (Mateus 22:39 ; Tiago 4:17)

4-Os Valentes de Davi não faz acepção de pessoas. (Tiago 2:9)

5-Os Valentes de Davi sempre faz o bem, pois assim e a vontade de DEUS (2Pedro 3:17)

6-Os Valentes de Davi zela por toda a criação. (Provérbio 12:10)

7-Os Valentes de Davi esta sujeito às autoridades superiores, porque não há autoridade que não venha de DEUS. (Romanos 13:1)

8-Os Valentes de Davi confia em DEUS em todas as circunstâncias (Salmo 59:16)

9-Os Valentes de Davi é sempre um mordomo fiel. (Lucas 12:42-44).

10-Os Valentes de Davi sempre aperfeiçoa a santidades no temor de DEUS. (2Cortintios 7:1; Gálatas 5)


Métodos

1.6 -Vamos deixar bem claro, por ser um trabalho com criança iremos utilizar várias ferramentas. A principal seria a Bíblia com algumas estruturas do Antigo Testamento (exemplo: tribos, Líder de Cem ) e ensinamentos do Novo Testamento ( Preceitos e Aliança). Vamos utilizar para as atividades de campo o “Livro Escotismo para Rapazes(LER) – do Escritor e fundador do escotismo –  Lorde Baden-Powell”.  Como material de evangelismo o da Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC), e outros mais, dependendo da atividade que vamos executar. Será umas das leituras obrigatórias o Livro o Peregrino de John Bunyan –versão infantil ( explicações em anexo)

            1.6.1-Veremos algumas publicações e trabalho que sejam voltados para crianças e adolescentes. A fonte sempre será mencionada, e se necessário, consultadas previamente sobre a utilização na integra.
Somando todos materiais,  cinco serão os  momentos essenciais:
a-) Aceitação da Aliança e Preceitos do Projeto Valentes de Davi.
Sistema de Valores e Princípios baseados na Alainça e nos Preceitos, todos membros assumem voluntariamente o compromisso.
b-) Sistema de Tribos:
Os Valentes de Davi são agrupados em pequenos grupos de 6 à 8 membros, para operarem como um pequeno grupo, vivendo e trabalhando juntos, dividindo experiências, em uma forma de democracia e regida pelos Preceitos Nunca se esquecendo do Temor de Deus.

c-) Sistema de Progresso:
O Crisálicas promove ações para que seus membros realizem ações para a auto-progressão, seguindo sempre os Preceitos.

d-). Aprendo no temor de Deus:
Desenvolvimentos de atividades que mostrem a realidade cristã no contexto do dia-a-dia da igreja,  mostrem como sua atitude pode mostrar sua fé e seu temor a Deus.
Aplicar meios para que os membros possam adquirir conhecimento, discernimento e aplique com sabedoria tudo que aprendeu.

e-) Contato com a criação de Deus.
Baseado em 1 Tessalonisensses 5:23  (corpo, alma e espírito):
            “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Criou-se:

Desenvolvimento físico: Deus na sua onipotência, fornece ar puro, espaço para correr, oferecendo oportunidades para promover jogos e testando os limites de resistência.

Desenvolvimento intelectual: Haverá nas atividades oportunidades de explorar, desenvolver os sentidos e as habilidades.

Desenvolvimento espiritual: Conhecendo Deus e fazendo sua vontade, sendo o melhor método e um devocional genuino com a Leitura das Escrituras.

sábado, 10 de novembro de 2012



Escudo do Projeto Valentes de Davi.

Composição : Temos um escudo de batalha com seu fundo vermelho devido uma menção da cor "Escarlate" como sendo uma cor que simboliza o Sacrifício e Entrega as obras de Deus. Temos ao fundo a Estrela Azul, símbolo de Davi e utilizada atualmente na bandeira de Israel. Os símbolos abaixo de Estrela Azul são as letras utilizadas em textos do antigo Hebraico para descrever a palavra "DAVI". Os triângulos deste texto deram origem a Estrela, que é formada por dois triângulos invertidos. A coroa no formato de torre, significa um tempo que tudo tinha valor e a honestidade não  precisava ser justificar.

Toda esta formação  do logo foi concluída de forma gradual, onde as revelações da parte de Deus, aconteceu ao longo da minha jornada de aprendizado e formação do caráter cristão em minha vida.

Renê - Servo e Aliado de Deus na luta.

SEÇÃO GERAL - 1.1 até 1.3


Seção Geral.

1-                Das regras gerais.

Definição:

1.1 – O Projeto Valentes de Davi é um ministério de apoio aos Ministérios da Igreja Nova Vida, como também, desenvolver o hábito de evangelizar nas crianças. É desenvolvido por adultos voluntários, que sem discriminação, atua em todos os seguimentos da sociedade, levando as crianças e adolescentes a uma convivência saudável, altruísta e envolvente, seguindo o que as Escrituras Sagradas e o testemunho de Jesus Cristo nos orientam para uma vida Cristã. Terá como data de comemoração o dia 31 de outubro, em homenagem a Reforma Protestante.

Objetivo:

1.2 - Ensinar de maneira simples e atraente as crianças as importantes verdades das Escrituras Sagradas. Demonstrando que a necessidade de estamos sempre prontos a ajudar o próximo e demonstrar o testemunho de um bom cristão, com isso, fazendo sempre discípulos.

Alicerce do Projeto Valentes de Davi:

1.3 – O Projeto Valentes de Davi esta alicerçado em Verdades Bíblicas que são moldados nos Preceitos e Aliança, como:

a-) Amar a Deus sobre todas as coisas - O MAIOR DOS MANDAMENTOS – (Mateus 22:37-38)
“ E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande mandamento.”

b-) Amar ao Próximo – SEGUNDO MANDAMENTO – (Mateus 22:39)
            “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

c-) Deveres como cidadão desta terra, mas sabendo que temos uma terra celestial. Como podemos citar em Hebreus 11:14 - 16

“Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.”

Lema:

            Por ser um movimento voltado para as necessidades da criança, utilizaremos um lema bíblico, mas adaptado ao momento atual. O termo será uma das bases, somando uma colocação típica de nosso país, que é o termo “NÓIS”, muito utilizado em nossas Áreas Rurais. Então teremos:

“É NÓIS NA FÉ!!!”

Fundamentos

Temos dois fundamentos para serem seguindo, sendo a Aliança e os Preceitos.

“Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” Hebreus 11:10.

Regimento Geral


Regimento GeralR. G .


      Este documento foi elaborado pelo Ministério de Evangelização da Igreja Nova Vida para orientar as atividades do Projeto Valentes de Davi. Com isso, criar uma norma padronizada para futuros Núcleos da Igreja Nova Vida, Igrejas e Instituições que venham a utilizar esta ferramenta para trabalho com suas crianças e adolescentes. Em momento algum foi pensado em práticas do Antigo Testamento, mas sim, em demonstrar uma forma de atividade dos Patriarcas das Sagradas Escrituras. Por isso, se optou em utilizar estas estruturas do Antigo Testamento.
      Deus mandou que eles celebrassem uma série de festividades anuais durante as quais iria “recordar e honrar” os principais temas das VERDADES ETERNAS E ATOS DIVINOS. Da mesma forma que hoje há o Desfile da Independência onde comemoramos a Paz existe em nosso país, tanto internamente, como também, com todas as nações existem em nosso planeta.

Aliado de Deus.